top of page

Festival de Cinema de Turim presta homenagem a Ornella Vanoni

  • Foto do escritor: Bruno Marchesini
    Bruno Marchesini
  • 22 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura


Festival de Cinema de Turim presta homenagem a Ornella Vanoni



Um autorretrato de Frida Kahlo, intitulado "El sueño (La cama)", estabeleceu um novo recorde de venda para a artista mexicana ao ser arrematado por 54,7 milhões de dólares em um leilão da Sotheby's em Nova York. O evento, que ocorreu em 21 de novembro de 2025, destacou o crescente interesse global pelas obras de Kahlo, falecida em 1954.


O quadro, pintado em 1940, retrata Kahlo deitada em uma cama com um esqueleto sorridente acima dela, simbolizando a linha tênue entre o sono e a morte, um tema recorrente em suas obras. A peça foi vendida após quatro minutos de lances intensos, superando a estimativa inicial da Sotheby's, que variava entre 40 e 60 milhões de dólares.


Embora tenha atingido um valor impressionante, a venda não superou o recorde absoluto para uma artista feminina, ainda pertencente a Georgia O'Keeffe. Em 2014, o quadro "Jimson Weed/White Flower No.1" de O'Keeffe foi vendido por 44,4 milhões de dólares, aproximadamente 60,5 milhões em valores atuais.


O leilão reflete a crescente valorização de Kahlo como ícone pop e a renovada atenção ao Surrealismo, movimento que completa 100 anos. A venda também faz parte de um período de recuperação do mercado de arte, com a Sotheby's registrando um total de 706 milhões de dólares em vendas, mais que o dobro do ano anterior. Este aumento é impulsionado por outras vendas significativas, como um retrato de Gustav Klimt vendido por 236,4 milhões de dólares.



Comentários


bottom of page