top of page

Universidade de Padova registra alta concorrência em Medicina, Veterinária e Odontologia

  • Foto do escritor: Bruno Marchesini
    Bruno Marchesini
  • 22 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2025


Universidade de Padova registra alta concorrência em Medicina, Veterinária e Odontologia



Em Padova, 2.867 candidatos participaram de um novo modelo de seleção para os cursos de Medicina, Veterinária e Odontologia, que substitui o tradicional teste de entrada. No total, 3.259 estudantes disputam 700 vagas na Universidade de Padova. Os exames, realizados no dia 20 de novembro, incluíram provas de Química, Física e Biologia, cada uma com duração de 45 minutos e intervalos de 15 minutos entre elas. Os resultados serão divulgados em 3 de dezembro, determinando quem poderá continuar os estudos na cidade ou precisará buscar outras instituições.


O novo sistema de seleção, conhecido como "semestre filtro", foi implementado para substituir o exame de entrada tradicional. As provas são padronizadas em todo o país e têm o objetivo de avaliar os candidatos em disciplinas fundamentais para os cursos de saúde. Aqueles que não compareceram ou não obtiverem sucesso nas provas terão uma segunda chance em 10 de dezembro.


Segundo Marco Ferrante, pro-reitor da Universidade de Padova, os estudantes que passarem em todas as provas poderão concorrer às vagas nos cursos desejados. Caso não sejam aprovados na classificação final, eles poderão optar por cursos relacionados, como Biologia ou Biotecnologia, aproveitando os créditos obtidos no primeiro semestre.



Comentários


bottom of page